sábado, 2 de maio de 2015

Promoção VI, o dia da diversão coletiva!

Falar da UPP de Promoção e Educação para a Saúde é muito difícil para mim...
Difícil por se tratar de uma cadeira tipo a matemática, aquela que amamos ou odiamos!
Nunca curti muito a cadeira de Promoção fosse pelo assunto, pelo professor ou pelo simples fato de que pratico a promoção e educação para a saúde diariamente no hospital...

Mas, fazendo uma breve pesquisa aqui pelo Blog já escrevi muito sobre a cadeira e hoje escreverei novamente! É uma mistura de amor e ódio que se fundem ou me confundem! Sim, no fundo, bem no fundo, mas bem no fundo mesmo... Nutro um certo amor pela cadeira e pelas proposições que ela trata, bem como pela interação entre a turma.

Na aula de Promoção dessa semana, o professor Ceccim fez uma dinâmica diferente com a turma, diferente não... Ousada! Acho que essa é a palavra exata do resumo que fiz, das risadas que dei e do quanto me diverti durante a aula! 

Experimentar novas sensações, olhar os colegas nos olhos, cheirá-los, escutar seus sussurros, lambê-los (sim... lamber!) e tocá-los foi no mínimo interessante, intimidante, nojento, diferente e divertido! 

Voltar para a aula e participar de um amigo secreto fora dos padrões capitalistas também foi outra parte ímpar da aula de experimentações... Uma das melhores (dentre as tantas boas que já tive!)!!! A brincadeira consistia de escrevermos os nossos nomes em um papel e colocarmos numa sacola, o professor escolheu a Sofia, a Sofia tirou a Karen, a Karieeeeennnnn me tirou e eu tirei a Marieeeennnn... O presente era nos abraçarmos! Presente bom, né?! Bom porquê não dá trabalho, é de graça e todo mundo sai feliz! Eu saí... 

Fui abraçada e abracei as melhores colegas que já tive na Saúde Coletiva! Com elas me divirto muito, já fomos passar o dia na serra, já nos encontramos na praia, já programamos nossa vida de riqueza (seja ela de saúde, dinheiro ou de piolho mesmo), já fomos no cinema, no restaurante, no buteco... A Karien é a pessoa mais hilária que já conheci na minha nada mole vida, a Marien também não foge à regra, pessoa séria, educada, sincera! Já eu... Quem me conhece sabe e quem não conhece... Não queira levar pra casa, vai se dar mal!

Voltando à aula, o amigo secreto consistia em dar um abraço forte, um abraço muito forte, um abraço xoxo, um upa de saudade e um beijo! Ri muito, fiquei bem feliz com quem me tirou, com quem eu tirei e com os colegas interagindo e coletivizando algo tão simples e tão genial que é se abraçar, se olhar, se tocar, se lamber, se sentir vivo e pulsante!

Obrigada Ceccim, obrigada Saúde Coletiva, obrigada velha, boa e temida UPP de Promoção por me surpreender sempre e em todo o semestre!

Abaixo estão os textos que já escrevi para a UPP de Promoção e Educação para a Saúde, o amor é antigo e perpassa todos os semestres da Saúde Coletiva...
Qual o meu território?

Nenhum comentário:

Postar um comentário