terça-feira, 3 de abril de 2018

A Saúde Coletiva e seus eternos socos no estômago


Na Unidade de Produção Pedagógica de Apoio Integrado em Saúde Coletiva: Promoção, Vigilância e Educação da Saúde, última "cadeira" da graduação no meu último semestre de aula, nos foi proposto trabalhar com as metologias de pesquisa e a professora Stella pediu para que assistíssemos o filme Jogo de Cena e para que escrevêssemos sobre ele.

Bom, vamos lá...

Vi esse filme no cinema com a minha mãe, minha tia, a Adriana e a mãe dela! Eu e a Adri escolhemos esse filme por se tratar de um filme nacional e por não ter muitos entraves no entendimento das respectivas "mamães"! Lembro que as matriarcas dormiram durante o filme, acordaram reclamando e não entenderam muito a proposta do documentário! E eu?! Eu adorei o filme, me emocionei muito com as histórias de vida que o filme apresentou e jurei nunca mais levá-las ao cinema

Ontem revi a película e qual não foi a minha surpresa?! O filme continua atualíssimo, continua emocionando, causando revolta, empoderando, incomodando, fazendo pensar, refletir, analisar e lembrar de histórias pessoais que poderiam fazer parte do documentário! 

(Abrindo um parêntese... Ontem foi um dia incomum para mim! Dia de rever relações, dia de revelações que eu nunca saberia se o destino não insistisse em cruzar o meu caminho, dia de relativizar  o que sempre nos foi posto/imposto e iniciar uma mudança profunda de posicionamentos, dia bom! ... Fechando o parêntese!)

Voltando ao filme... 
Impossível relativizá-lo sem trazer certos "spoilers" sobre o documentário! O filme trata sobre histórias reais relatadas por quem viveu e por atrizes que tentaram interpretar tais relatos... A emoção, a serenidade e o desespero encanta, incomoda e faz chorar junto! Filme feminista, empoderado e realista no qual as atrizes se emocionam mais do que as mulheres que viveram suas histórias! Filme bom de se assistir com o coração leve e a mente tranquila, que dá uma vontade imensa de compartilhar histórias e ver que o que sofremos não se compara a ninguém apesar das causas serem bem parecidas!

Filme sem grandes locações, sem super produções, simples, direto, reto...
Filme de duas cadeiras no palco de um teatro...
Filme de histórias de vida...
Filme para usar a imaginação...
Filme para pensar, refletir, rir, chorar, se emocionar, sofrer junto, torcer por um final feliz...
Filme para assistir uma, duas, três ou quantas vezes for necessário...
Filme com duas músicas, uma delas é um rap outra uma cantiga de ninar!


Enfim, um filme, uma canção de ninar, uma reflexão, uma história vivida, sentida e contada! Adiciona esse filme na lista, salva o link nos favoritos, escuta a canção de ninar, imagina como o filme deve ser emocionante que a coragem de sair do mundinho bolha vem e te faz ver o filme com gana, com vontade, de coração e alma leve para acolher, receber, entender, ouvir, ver e sentir o outro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário