sexta-feira, 13 de abril de 2018

Carta-convite Aberta ao Luiz Inácio Lula da Silva

É com imensa alegria que te convido para a minha formatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva que se realizará no dia 21 de agosto de 2018, às 18h, de uma linda terça-feira de sol premiada por um friozinho sulista!

Impossível te deixar de fora de um dos momentos mais importantes da minha vida!
Impossível não lembrar com carinho de quem tanto fez para que momentos como esse se tornassem realidade, contribuindo para que velhos sonhos se realizassem!
Impossível não tê-lo como amigo, irmão, tio, primo e Presidente!
E mais impossível ainda é passar por estes momentos sem estar junto contigo!

Se hoje eu trabalho e me formo em uma Universidade Pública, Federal e Gratuita é por tua causa, Lula!

Trabalho no Grupo Hospitalar Conceição, mais precisamente no Hospital Fêmina (mas já passei pelos Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Cristo Redentor, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital da Brigada Militar, Hospital de Clínicas de Porto Alegre entre empregos e estágios). Sou atualmente Técnica em Nutrição da Unidade de Internação no Fêmina, mas já trabalhei no Banco de Leite Humano e na Produção desse mesmo Hospital, bem como na Unidade de Internação e na Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital Cristo Redentor. No Hospital Nossa Senhora da Conceição fui estagiária, trabalhei como Atendente de Nutrição de 2002 a 2003.

Lula, foi trabalhando como estagiária no Hospital Conceição, em 2003, que assisti a tua posse pelos televisores dos pacientes internados no memorável dia 1º de janeiro! Emoção sem igual! Entrar em cada quarto para entregar a merenda e te ver em cada telinha, lembrar da felicidade daquelas pessoas em ver alguém que lhe é próximo chegando no cargo máximo de poder de um país que tanto necessitava/carecia/precisava de líderes como tu, não tem como descrever em palavras! Daquele momento em diante, senti que muita coisa iria mudar na minha vida e na vida de muita gente sofrida que precisava/necessitava de alguém que olhasse por todos nós... E muita coisa mudou! Mudou tanto e para melhor! Mudou a ponto de incomodar e desacomodar muita gente que vive uma relação de amor e ódio por ti, pelo Partido dos Trabalhadores e pelo povo brasileiro!

Entrei no Curso Técnico em Nutrição em 2002, na Escola Técnica Estadual Ernesto Dorneles e, em 2005 prestei o concurso para o Grupo Hospitalar Conceição. Fui chamada no fim do mesmo ano e ingressei na instituição em 2006. De lá para cá, já se passaram 12 anos de trabalho em dois grandes hospitais do Grupo, Cristo Redentor e Fêmina.

Dos vários sonhos que já realizei e que ainda tenho por realizar, um deles foi o de trabalhar em um hospital. Desde criança, sempre quis trabalhar com a área da saúde. Tanto quis, que já passei por seis dos 24 hospitais de Porto Alegre. Gostaria de poder conhecer a fundo outras instituições, mas creio que esse sonho não se tornará realidade tão cedo!... Ao menos, que tu volte a comandar a nossa Nação, Lula! Rezo todos os dias para que isso aconteça!

Em 2010, precisei sair da inércia e da latência que o trabalho proporciona para traçar novos objetivos de vida e de crescimento profissional e intelectual. Pesquisei alguns dos cursos de graduação no site da UFRGS e, qual não foi a minha grata surpresa, quando encontrei na letra A o curso de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde! Encantada com a possibilidade de voltar a estudar, retornei aos bancos escolares depois de 13 anos e de várias tentativas frustradas de entrar na "mãe Urguis" para os mais diversos cursos. Assim, depois de cinco vestibulares, passar em quarto lugar de um curso novo, meu 2011 começou como um sonho... E, depois de oito anos, estou aqui tentando despertar do sonho de cursar uma Universidade Federal, Pública e Gratuita... O desejo de cursar a UFRGS fez com que eu postergasse o curso até quase jubilar! Acabei diminuindo as cadeiras devido ao trabalho, à saúde, a falta de emprego para os colegas egressos, o anseio de aproveitar tudo o que a UFRGS tinha para oferecer. Até quando a UFRGS continuará sendo pública?! Não sei! Meu pessimismo é gigante e algo me diz que meus sobrinhos não terão as mesmas oportunidades que tive! Triste tempos vivemos, Lula!

O Curso de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde mudou de nome em 2013 e passou a se chamar: Saúde Coletiva. Foi criado por intermédio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que representou um baita investimento na educação superior! Gratidão tenho por ti que fez o sonho de muita gente se realizar! 

Na Saúde Coletiva, aflorei meu lado político, que me permitiu reconhecer meu passado, aceitar o meu presente e planejar o meu futuro! Descobri também, nesse Curso e graças aos professores que tive, no passado, uma nova área -  Comunicação & Saúde – que me possibilitou desenvolver o dom da escrita. Com estas novas aprendizagens, criei um Blog (http://rossana-saudecoletiva.blogspot.com.br/) que me ajudou a escrever o que a Saúde Coletiva me ensinou e me auxiliou a relativizar o mundo que vivemos!

Aprendi muito mais durante a graduação! Ampliei minha rede de contatos e tive a oportunidade de conhecer, nos diferentes eventos e projetos dos quais participei, as “lendas vivas” da Saúde Coletiva (profissionais, professores, colegas)! Com a Saúde Coletiva, viajei pelo país, conheci lugares lindos, conversei com pessoas maravilhosas, entrevistei grandes referências... mas também, com a Saúde Coletiva, fui do amor incondicional ao desespero total! Desespero de não haver colocação no mercado de trabalho para o Sanitarista. E é com ela e para ela que encerro um ciclo, acordo de um sonho e continuo na luta por uma saúde pública de qualidade, com equidade, universalidade e integralidade!

Iniciei a escrita desse convite após a confirmação de que a Deputada e candidata à Presidência, Manoela d'Ávila, acenar com a possibilidade de entregar este convite ao meu querido e amado Presidente Lula (difícil dizer que tu é ex... Tu sempre será o MEU PRESIDENTE), no dia em que manifestações em apoio à tua prisão ecoam Brasil afora... Durmo pensando na carta-convite e acordo escrevendo ela no dia em que será votado o teu Habeas Corpus, no dia em que saberemos se um dos maiores estadistas do mundo será julgado por crimes que não cometeu, no dia em que uma Guerra Civil deveria ter iniciado nas ruas... Dia em que muitos lembram, com tristeza, da morte do maior ativista pelos direitos humanos, Martin Luther King! Dia chuvoso, dia de protestos do funcionalismo público estadual contra a privatização da educação... Dia difícil...

Pior ainda é retomar a escrita na noite de um sábado no qual tu te entrega, Lula! No dia em que acordo devagarinho do meu sonho de cursar uma Universidade Federal, no dia em que tiro fotos com a toga da formatura ao lado dos meus pais, meus colegas, meus amigos e professoras! Dia de sol e calor em Porto Alegre, dia de acompanhar pelas redes sociais o que de pior está acontecendo num dia tão feliz para mim e para a minha família que sempre sonhou com os filhos trabalhando via concurso público e formados em uma Universidade Pública, Federal e Gratuita! Enfim, dia de emoções...




Ultimamente digo e repito que “quem não sabe de onde vem, nunca saberá para onde vai”... Fácil é te julgar, fácil é apontar o dedo para ti, fácil é ficar feliz com a tua prisão... Difícil mesmo é olhar para si e perceber que não aprendeu nada com as oportunidades que teve em 14 anos de governos de esquerda que deram mais do que peixes e, sim, ensinaram a pescar! Fácil falar do Bolsa Família sem nunca ter passado fome, fácil falar do “Luz para Todos” se nunca viveu na escuridão, fácil falar do Sistema Único de Saúde alegando não precisar dele por ter o seu plano de saúde privado – santa ignorância, mal a pessoa sabe que vive imersa nele desde que nasceu e que, para que sua saúde esteja em dia, depende única e exclusivamente do SUS – SUS esse que está com os dias contados e que no dia 10 de abril, na próxima semana, haverá um Fórum que discutirá a criação de um Novo Sistema Nacional de Saúde, como se o nosso SUS não fosse considerado o melhor do mundo! Tempos difíceis Lula... 

Quanto a mim, bom vou continuar realizando o meu sonho de trabalhar num hospital, vou dar de presente o canudo da UFRGS ao meu pai e seguir defendendo minhas ideologias! Pois, me soa estranho as pessoas desejarem meu sucesso profissional... Como obter sucesso em tempos de golpe, de cerceamento de direitos, de uma ditadura que evoluiu do militar ao judiciário, da venda diária do país ao capital financeiro internacional... Como?! Como conseguir de volta um governo que lute para e com o povo, que invista no público, que consiga reverter o que de pior já fizeram desde 2016? Muitos dirão que é pessimismo meu, que a Universidade forma o profissional e quem tem que correr atrás de emprego sou eu mesma, volto a perguntar... “Como?”. Participei de alguns projetos de extensão, durante o Curso, que me deram embasamento para ser pessimista que me tornei. Um dos projetos era o “Divulga Saúde Coletiva” (https://divulgasaudecoletiva.wordpress.com/), projeto criado com o intuito de divulgar o Curso de Saúde Coletiva para a população, empresas, hospitais, entes públicos e privados. Após algum tempo, participando do Projeto e ouvindo de que o Bacharel em Saúde Coletiva é ótimo, completo, um profissional sem igual, entre outras boas características, me dou conta que, infelizmente, temos muito a construir ainda! Nossa profissão não tem registro profissional, não temos vagas de emprego no mercado de trabalho... Diante disso, a desmotivação aflora e é impossível não desistir num momento desse, não esmorecer...

Enfim, impossível não se estender demais na escrita, aprofundar o debate e contar uma história de vida para um fim tão nobre que é o convite para formatura de uma trabalhadora da área da saúde, filha de uma dona de casa com um bancário aposentado, sobrinha de quatro tios professores aposentados e um policial civil aposentado e irmã de um bancário. Uma família simples do interior do RS que muito lutou por um lugar ao sol e que nunca obteve nada de “mão beijada”... Tudo foi construído e conquistado com muito suor e trabalho! Família de origem Getulista e Brizolista “de raiz”! Que, talvez, hoje, não consiga raciocinar um pouco além da caixa e ver o quanto o país mudou, o quanto as pessoas ao nosso lado evoluíram e o quanto a gente mesmo saiu de uma zona de conforto para outra um pouquinho melhor! A mídia dominante impera e faz todos verem e pensarem que estão em um país melhor... uma pena!

Bom, acredito Lula que até agosto muita água há de rolar por debaixo dessa ponte... Assim, creio que até a minha formatura tu possas receber essa carta-convite, saber um pouco mais da minha história, compartilhar da minha alegria e, se não for possível estares comigo pessoalmente, estarás em pensamento, do meu lado na realização de mais um sonho de vida!
Obrigada Lula, obrigada por tudo que tu representas para mim e para uma nação, obrigada pelo estadista que tu te tornaste, obrigada por tirar o país do mapa da miséria e da fome da ONU, obrigada por suportar os desígnios da vida, obrigada por estares onde tu estás nesse exato momento, resistindo bravamente ao que a vida e a luta te impuseram! Saiba que, por aqui, caminho e luto para te ver LIVRE, ainda que deseje te aprisionar no meu coração!

Um abraço apertado do tamanho do mundo de quem te admira pra caramba e de quem torce para um final feliz sempre!

Rossana Santos Rocha Mativi

Um comentário: