sábado, 11 de outubro de 2014

Da série socos no estômago...

Da série socos no estômago que só a Saúde Coletiva dá, compartilho quatro vídeos que vi, dois assisti em aula e dois em casa na companhia de meu velho e bom pai. 

A UPP de Análise de Situação de Saúde e Vigilância à Saúde IV, no 5º semestre, trata da atuação do Sanitarista na área de vigilância sanitária e ambiental. Os assuntos da UPP são bem interessantes e vão desde o conhecimento da Vigilância Sanitária; até as visitas ao Mercado Público, ao Lacen (Laboratório Central do Estado)  e futuramente à ABORGAMA; passando pelas palestras dos convidados que a professora Marilise nos apresentou e chegando aos filmes compartilhados aqui no Blog.

O primeiro vídeo é o trailer da música Fome Come que as crianças cantam no início do filme Muito Além do Peso. Fala da impaciência, da fome persistente, da fome impaciente, come tudo que vê pela frente... Enfim, o bom de ver esse clipe e de prestar atenção na letra da música é de repensar a nossa fome, no que estamos devorando e no que nos falta!   

 

O vídeo abaixo é o filme Muito Além do Peso, não fui na aula que a professora apresentou o filme, vi ele hoje, agorinha... O soco no estômago foi recente! O filme é incrível, recomendo... Pouco mais de uma hora de revolta, de pesar, de "não farei isso com meus sobrinhos", de "poxa, eu tive colesterol alto quando criança por viver comendo porcaria!" (hoje, meu colesterol bom, o HDL, é considerado de atleta! Em se tratando da maior sedentária da praça, isso é ótimo! e continuo comendo uma porcaria moderada). Adoro que me contem sobre os filmes que não vi, fico mais interessada ainda em assisti-los, portanto, deixarei três frases (de tantas outras interessantes...) do filme aqui para que vocês também fiquem com vontade de vê-lo.

"Eu abro a felicidade!"
"Filho, a gente não compra amiguinho.. a gente faz amiguinhos."    
"Hoje eu vou matar um refrigerante, vou matar a Fanta, vou matar o Toddynho... Na verdade eu vou matar os 'cara' que fabricam..."


O documentário O Veneno está na Mesa trata sobre os escândalos dos agrotóxicos no Brasil, é um filme chocante no que tange a capacidade que o homem tem de ganhar dinheiro à custa dos outros. Por mais que eu recomende ver o filme para sabermos mais, para adquirirmos mais conhecimento e para nos informarmos mais... É impossível não deixar registrado minha indignação com os representantes governamentais por deixarem o povo à mercê dos latifundiários que tanto acabam com a saúde de uma população tão sofrida, tão aniquilada pelas mídias dominantes e tão dependente de uma alimentação que ora é ruim (cheia de gordura e açúcar), ora é envenenada... 

Vejam o filme e tirem suas próprias conclusões! 


A sequência do filme O Veneno está na Mesa é um pouco menos chocante que o primeiro (não deixando de ser um terceiro soco cinematográfico no estômago), traz alternativas viáveis para a produção de alimentos saudáveis. Mostra relatos de agricultores que produzem seus próprios adubos naturais, intercala com os casos de câncer e mortes por agrotóxicos e traz um belíssimo relato do Boaventura. 

Vale a pena ver também!  


Na minha humilde opinião, recomendo à professora inverter a ordem dos filmes apresentados para que os socos no estômago amenizem, para que a vontade de se isolar do mundo diminua e para que o meu pai não saia por aí dizendo que os filmes são depressivos, para baixo e que precisamos de coisas mais alegres para estudar! 

Santa inocência paizinho querido!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário