sábado, 22 de março de 2014

UPP Promoção e Educação à Saúde IV

Surpreendente é a melhor palavra para definir a UPP de Promoção IV!
Não sei se é porque eu sempre odiei as Promoções anteriores ou se é porque eu sou monitora voluntária da UPP de Promoção III ou se é porque gostei muito do professor e seus mestrandos. Bom, tenho até o fim do semestre para desconstruir uma opinião negativa e, quem sabe, passar a amar o que sempre odiei!

Na aula passada, a dinâmica que mais gostei foram as praticadas pelos mestrandos Elisandro e Rogério que deram uma aula de aproximação na pessoa que vos escreve. Aproximação com a turma, com o tema central da UPP e aproximação com perguntas que fizeram com que eu acreditasse/entendesse que velhos "achismos" podem "cair por terra"!

A aproximação com a turma deu-se na primeira atividade da aula. Tínhamos que caminhar pela sala de aula com uma caneta e um rolo de fita atribuindo palavras e prescrições e colando no corpo dos colegas. Como conheci um pouco mais da turma nesse semestre, tive um pouco de dificuldade de caracterizar o pessoal. Não digo o mesmo da turma que, após um comentário meu, passou a me classificar com palavras e prescrições... ADOREI! Não lembro exatamente de todas as definições que atribuíram-me, mas aí vai algumas: intelectual, alegre, dormir mais, bem-vinda à turma... Após as categorizações, tínhamos que colar as palavras do corpo em folhas em branco espalhadas pelo chão da sala falando sobre elas. Depois, a turma foi dividida em grupos e os mestrandos propuseram usar as palavras das folhas para responder um quadrilátero de perguntas.

Nosso grupo ficou com o tema Saúde (além dele tinham: Medicalização, Vida e Potência de Vida), as perguntas eram: o que sufoca? como pensar? o que produz? o que é? Usamos o conjunto de palavras que tínhamos em mãos e as respostas ficaram ótimas! Lá vai...
O que é Saúde? Luz, movimento.
O que produz Saúde? Gentil, tecnológico.
Como pensar Saúde? Barrigudo, mente livre.
O que sufoca Saúde? Diazepan, sabe tudo, tecnológico (serviu para duas respostas), 5 comprimidos para não pensar.
      
Foto tirada por Elisandro Rodrigues.

Já na aula dessa semana, a turma foi instigada a exercer o lado artesanal e construir uma arte visual que definisse cada tema trabalhado na aula anterior. O meu grupo fez um varal de mini-roupas com as ideias maravilhosas dos colegas Bruna e Rafael e com as mãos de fada da Beth. Como não me dou muito bem com artes manuais resolvi escrever para o Blog contando como foi a aula e a dinâmica sobre um tema tão caro quanto é a saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário