sábado, 29 de março de 2014

As conexões da Saúde Coletiva

Estou cursando a cadeira de Metodologia em Pesquisa Bibliográfica, nela irei aprender a escrever trabalhos científicos, já aprendi sobre os Paradigmas do Pensamento Contemporâneo e peguei um amor por uma das melhores professoras que já tive, a Ana Maria Dalla Zen! Impossível não citar a fascinação do meu colega Andrei Querido! ele também gostou muito da professora e já estava querendo me arrastar para a o curso de Filosofia.

Gosto muito de aulas "high tech's", metodologias pedagógicas que vão além da explanação do conteúdo, do professor escrevendo no quadro... Aulas que envolvem a tecnologia, que apresentem filmes interessantes, entrevistas prazerosas e músicas que tenham a ver com o conteúdo. 

A professora Dalla Zen, embora tenha admitido não saber lidar com a tecnologia sabe como ninguém prender a atenção do aluno e fazer com que ele pense, dissemine e até escreva no Blog! Cá estou para, além de tecer inúmeros elogios as aulas, dizer que gostei muito da terceira aula da cadeira eletiva, que me arrependo de ter "matado" a segunda aula e de me despedir, na quarta aula, com saudades das próximas que não serão administradas pela Dalla Zen. 

E as Conexões da Saúde Coletiva? Elas estão aonde menos espero encontrar...

Após dar aula sobre os Paradigmas do Pensamento Contemporâneo, a professora apresentou o filme Ponto de Mutação para que a turma entendesse melhor os paradigmas. Mas, que entendêssemos que existem pontos de vista diferentes e que, com isso, possamos nos instrumentalizar para embasar melhor nosso trabalhos científicos.

Tal filme já foi apresentado na UPP Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde I, ministrada pelo professor Alcides Miranda. Na época ele embasou o filme para a explicar a Análise Sistêmica de Gestão em Saúde, em especial os Sistemas Institucionalizados de Administração no Brasil.

Agora, com outra roupagem, visão e outras definições assisto ao filme novamente. Confesso que acabei tirando um cochilo (aula à tarde, depois do almoço, a pessoa que vos escreve em um estado gripal deplorável...) compartilhado por muitos e super bem aceito e comentado pela professora. 

Quanto ao filme, nada melhor que assistir de novo para entender o que o professor Alcides queria dizer e o contexto dos paradigmas explicados pela Dalla Zen! O melhor do filme? O melhor foi o Andrei caracterizando os personagens conforme os paradigmas de cada um, a professora achando maravilhoso e depois afirmando que não devemos categorizar/encaixar as pessoas em pré-definições!    

Quantos aos paradigmas, em qual dos três tipos combina mais com você?
a) Clássico, mecanicista, estruturalista ou positivista.
b) Pós-moderno ou pós estruturalista.
c) Emergente ou Holístico.
Considero-me Emergente, mas com séria inclinação à Lógica Binária do Clássico!

Assista ao filme...

2 comentários:

  1. Depois de Ponto de Mutação, Frijot Capra escreveu, dentre outros livros, Conexões Ocultas. Recomendo muito. Obs: Bacana o post Rossana.

    ResponderExcluir