sábado, 30 de março de 2013

Aula Magna com a Minayo

Ahhh, sempre disse aqui que eu não possuía a tal linguagem acadêmica... Para meu profundo desespero estando no 5º semestre da Saúde Coletiva!

Até que, na Aula Magna com a Minayo, eu descubro que estou no caminho, e não fora dele...

A professora Minayo falou sobre Pesquisa em Saúde Coletiva, uma palestra muito boa, com uma linguagem super atual a qual me deixou muito motivada para adentrar mais ainda em mundo que eu estava somente observando, o difícil era e ainda é entrar de cabeça no que a Saúde Coletiva quer de mim e no que eu possuo a oferecer para ela. Complicado, né?!

Pois bem vamos lá, quando a palestrante falou sobre os artigos, pensei no portfólio, no meu caso Blogfólio, e achei ele um excelente exercício para futuros trabalhos.
Quanto ao título de um artigo, deve aproximar o leitor e não afastá-lo!
O resumo do artigo é a parte mais importante do trabalho.
Os objetivos devem ser claros.
Os métodos da investigação são quase uma receita de bolo!
Os resultados dizem respeito ao que a análise traz para o leitor.
E a conclusão, tão temida por mim, e que nada mais é do que o fechamento do trabalho!
O artigo deve ser lido por último, citar autores nacionais e internacionais, bem como outros artigos publicados em revistas de Saúde Coletiva.

Bom, depois de estudar para "n" vestibulares acabei pegando o jeito de escrever nas aulas de redação regadas a pipoca com o Léo, descobri um jeito simples de escrever e é com ele que me situo no Blog. A receita de bolo das redações da UFRGS, heheheheeh!
Introdução (apresentação do assunto tratado nos desenvolvimentos), desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão. Nada mal para quem achava que nunca passaria em um vestibular!
Agora, até me dizem que eu deveria entrar para o jornalismo... Tamanha repercussão que o Blog teve!

Agradeço aos professores da Saúde Coletiva por nos proporcionarem a presença da Minayo em uma palestra esclarecedora! Obrigada!

Abaixo uma foto do dia da Aula Magna, auditório da Escola de Enfermagem da UFRGS lotado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário