sábado, 28 de maio de 2011

Aptidões para o Coletivo...

Definir as competências que trago do meu passado escolar e profissional para a Saúde Coletiva é bem complicado já que sou uma pessoa que vive em constante aprendizado mais errando do que acertando, conceito esse que terei que “desconstruir” como disse um veterano da faculdade esses dias. Mas como desconstruir um conceito de certo ou errado?! Não sei! Terei que aprender!


A habilidade profissional que trago na bagagem é o tempo (6 anos, 1 de estágio) que trabalho como Técnica em Nutrição no Grupo Hospitalar Conceição, no qual já passei por três de suas quatro unidades hospitalares e, também, creio que já percorri todos os setores em que um técnico poderia trabalhar (dieta enteral, clínica, produção e banco de leite). Trabalhar em um hospital 100% SUS é "meio caminho andado" para compreender o profissional que o curso de Saúde Coletiva quer formar, pois é desse profissional que o Sistema Único de Saúde carece.


Do meu passado escolar trago a curiosidade, que move o meu lado investigativo, e a minha ferrenha organização que leva eu e meus professores à loucura, pois a cada fim de aula estou lá querendo o material que eles apresentaram, o pior é o senso de organização que criei após tantos textos (impressos, no xerox, por e-mail/MOODLE), resenhas, resumos, sínteses, fichas de leitura, trabalhos em power point, vídeos, interações com os colegas e as temidas regras da ABNT. Sinto-me "organizada dentro da minha própria desorganização" conclusão a qual cheguei depois de muitos veteranos comentarem, no primeiro dia de aula, "que não deixássemos tudo para a última hora".


Enfim, será que terei competência para desempenhar o papel de Sanitarista na sociedade? Será que terei lido todos os textos pertinentes a esse profissional? Será que, ao desempenhar minha função, terei ética em lidar com o certo e o errado?


Somente o tempo responderá as minhas questões... 

Um comentário:

  1. Rossana:
    A inquietação com o que está instituído na saúde é um excelente começo para a graduação na saúde coletiva. Fico feliz em ver tuas interrogações pertencendo ao teu cotidiano, como que dizendo da vontade de fazer mais e melhor: novas e mais potentes condições para a saúde. Excelente a iniciativa de compartilhar isso no Blog. Abraço. Alcindo A. Ferla

    ResponderExcluir