domingo, 13 de julho de 2014

UPP Saúde, Sociedade e Humanidades IV

Dia 02 de julho foi a penúltima aula de uma das UPP's mais importantes do curso de Saúde Coletiva da UFRGS, aula essa em que a turma experimentou um misto de sensações e compartilhou saberes e experiências. O difícil será condensar via texto a energia do que senti da turma nessa aula...

A professora Gabriela tem o poder de fazer a turma relaxar e se divertir, dessa vez relaxamos e, ao longo da aula, fomos nos divertindo. Fazer ginástica com o corpo inteiro ouvindo música de olhos fechados, muito pensarão o que eles aprenderam?, penso no quanto relaxamos depois de um dia de trabalho para muitos e de um dia de belíssimas novidades para mim. 

Quanto a aprender, creio que essa é a melhor forma de relaxar para depois aprender! Ainda de olhos fechados, depois foi a vez de aguçar o olfato para sentir o cheiro do que tinha dentro de potinhos e tentar adivinhar o que era... Acertei só o cheiro do alho! Depois fomos convidados pelas professoras, Gabriela e Cristianne, a buscar materiais fora da sala de aula que referenciassem o que estávamos sentindo no momento...

O resultado está nas fotos abaixo... Eu busquei uma pedra, um galho seco comprido e anexei uma folha de papel em branco. O que isso representou para mim? Representou que eu preciso escrever e estudar muito, que estou em dívida com os Blogs que administro e com alguns projetos acadêmicos nos quais andei me inserindo... Talvez, depois dessa atividade eu consiga retomar as rédeas de dois Blogs esquecido, de leituras atrasadas e trabalhos por escrever!   


Quanto aos objetos escolhidos pelos colegas, todos estavam carregados de emoções, expectativas, saberes, desejos, esperanças, trocas, complementações... Enfim, como disseram as professoras "a arte está relacionada a capacidade de criar e a comunicação a capacidade de falar!" E a escrita?

A aula estava já nos "finalmentes" quando a professora Gabriela deu um creme para passarmos nas mãos, uns se lambuzaram outros mais comedidos (como eu!) passaram pouco creme temendo o que viria, pediu para que dessemos as mãos e massageássemos a mão do colega do lado, fecharmos o círculo até que todas as mãos se encontraram... Algo inexplicável, mas com uma ótima sintonia!

Sentirei falta dessas aulas, das professoras, das dinâmicas e até das músicas de funk!

Obrigada Cris e Gabriela!

Um comentário:

  1. Rossana, ótimo teu BlogFólio...tuas reflexões e o quanto o curso está imerso em tua vida. Parabéns!!! Boas férias. Bjs, Adriana.

    ResponderExcluir