segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Unidade de Produção Pedagógica Tutoria IV

É por causa dessa UPP que escolhi fazer um Blog, já devo ter comentado isso aqui... Se não o fiz, abro um parênteses... A UPP de Tutoria é uma cadeira da faculdade que tem como atividade principal o exercício da escrita fazendo com que escolhêssemos por um caderno, uma pasta ou, para os mais moderninhos, um Blog. Aqui devemos relatar as atividades que participamos ao longo do semestre, os trabalhos que fizemos e as nossas impressões sobre a faculdade, o curso, a vida, o trabalho... Enfim, tudo o que interessa e o que não interessa, também, é de interesse dessa UPP... Fechando o parênteses!

Faz tempo que não passo por aqui, que não escrevo e retorno agora por obrigação moral, psicológica e  avaliativa. Sim, a avaliação dessa UPP é o Blogfólio, nada mais justo que voltar e retomar algo que não deveria ter parado, de escrever!

Esse semestre tivemos poucas aulas de Tutoria, em vista das emoções (já registradas aqui) do semestre passado, sinto falta daquelas aulas :'( 
Não que essa Tutoria IV não fosse importante e foi, ou melhor, está sendo! Sinto somente pelo reduzido número de aulas que tivemos :(

Nela adentramos no Projeto Político do Curso de Saúde Coletiva e, a partir da leitura das Competências e Habilidades, nos foi proposto uma produção textual sobre o que já vimos no curso e o que achamos que deveria ser mudado no decorrer dos semestres.

Gostei muito dessa tarefa, tanto que posto ela aqui, porque me aproximou muito do Huander e da Shay (adoro eles!).


Produção textual sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS

    Considerando que estamos no quarto semestre do curso podemos dizer que não estamos 50% aptos das competências e habilidades gerais e especificas descrita no projeto      político pedagógico do curso.
     Não estamos ainda aptos a desenvolver ações de promoção, vigilância e educação em saúde, como tomada de decisão e liderança, bem como não nos sentimos apropriados a construir estratégias de coordenação e direção de ações, serviços, sistemas e redes de saúde, os dois eixos do curso.
     Sugerimos então, que aja uma modificação de uma forma geral quanto à distribuição das UPP’s ao longo do curso. Tais como: incluir a matéria de introdução a epidemiologia (UPP de Análise de Situação de Saúde e Vigilância à Saúde I) e de introdução a administração e gestão do SUS (UPP de Planejamento, Gestão e Avaliação I) no primeiro semestre e dividir a UPP de Saúde, Sociedade e Humanidades I, colocando a maior parte de carga horária no segundo semestre. Em nossa opinião consideramos que desta forma agrega muita matéria subjetiva no primeiro semestre, o que estimula a evasão acadêmica, visto que este é um curso novo e desconhecido. Poderia então, ter nos dois primeiros semestres, conteúdos que iniciem os conhecimentos que serão vivenciados ao longo do curso, conteúdos que focalizassem bem o que será o curso e qual profissional será egresso.
     Algo que achamos importantíssimo e seria muito válido, são os princípios e diretrizes do SUS já no primeiro semestre.
     Visto que o curso tem um cunho muito forte político, achamos que a UPP de Políticas e Sistemas de Saúde, como um todo deveria ser mais extensa e não ir somente até o quarto semestre.
   Nos Tópicos Integradores em Saúde Coletiva, temos notado muita desmotivação dos alunos. Sugestionamos então novas formas de didáticas pedagógicas, não somente leituras de textos e participações em fóruns com bases nestas leituras, mas uma forma de aprendizagem longitudinal e transversal como é feito na maioria das UPP’s até agora.
      Sugerimos que a UPP de Planejamento, Gestão e Avaliação II troque de lugar com a III pois na III aprendemos conteúdos que seriam importantes se aprendidos antes para usar nos trabalhos da II.
        Também deve ter mais cadeiras de gestão, planejamento e avaliação.
       A UPP de Saúde, Sociedade e Humanidades II ministrada pelos Profs. Campani e Livi, deve ir mais para o final do curso pois é uma aula muito cansativa e chata.
    As tutorias iniciais podem ser momentos de entendimento do que é o curso, construídas entre professores e alunos,(como nessa tutoria! Hehehe) para mais uma vez, evitar a evasão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário