O semestre começou com a pessoa que vos escreve frequentando três turmas da Saúde Coletiva, o terceiro, quarto e quinto semestres. O coração sempre acompanhando o quinto semestre, minha turma original e da qual sempre lembro com carinho, frequento as aulas com saudade e encaro os colegas com ternura! O quarto semestre muito querido e acolhedor com a ovelha desgarrada e o terceiro, num primeiro contato, me pareceu uma turma bem diferenciada, séria e compenetrada (tive uma cadeira com eles, por isso os elogios respeitosos!).
Nesse semestre, finalmente, entrei para o Projeto da Rádio Web Saúde (do qual já sou bolsista!) e me desliguei, estrategicamente, do Centro Acadêmico com certo pesar, pois os colegas são maravilhosos e eu estava deslanchando bem...
Fiz a UPP de Promoção e Educação à Saúde III, a UPP de Tutoria V, a UPP de Tópícos Integradores em Saúde Coletiva V todas com a professora Cristianne (coitada, tomou uma overdose de Rossana nesse semestre!) e a UPP de Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde III com os professores Alcides e Adriana.
A UPP de Promoção surpreendeu pela diversidade da turma do terceiro semestre e pelo amor que a professora Cristianne tem pelo assunto. A UPP de Tópicos Integradores, temível EAD, começou bem legal, mas o tema dela... Ah, o tema! Não gostei! Pois é, portifólio (Blog, no meu caso...) serve exatamente para isso, para dizer do que gosta e do que não gosta! Não gostei do assunto desse semestre, achei o debate desgastante e mau distribuído (todas as turmas estudando o mesmo assunto se torna cansativo, ainda mais na apresentação final!). A UPP de Tutoria foi interessante, saber mais sobre os estágios da Saúde Coletiva, participar de um momento importante para o curso (a avaliação do MEC) e rever minha turma original de 15 em 15 dias é bem bom... além dos textos, claro! elucidou bem o que é a Saúde Coletiva pós academia. A UPP de Planejamento pareceu difícil num primeiro momento, depois tornou-se mais fácil do que nunca e agora anda impossível de entender o que a Economia da Saúde quer dizer, pois a minha vã ignorância preza pelo espírito do Robin Hood, ou seja, economia para que?! Se o que tem que ser feito deve ser feito independente de quantos pacientes beneficiará e do quanto se gastará! Realmente, ainda terei que estudar muito e pesar as consequências de uma decisão tão importante quando se trata de finanças públicas!
A Semana Acadêmica foi um espetáculo à parte! Discutir, ouvir, debater, se emocionar e aprender com a experiência alheia é sempre reconfortante quando se trata da Atenção Básica em Saúde. Parabéns ao CAESC e à professora Lisiane por oportunizar aos alunos a participação no debate acerca do tema de profunda relevância para nós, futuros Sanitaristas!
E junto com o semestre vieram as passeatas, protestos e depredações... Assunto para outro post! Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário