segunda-feira, 28 de abril de 2014

O Zero e o Infinito

Semana passada assisti o vídeo abaixo do meu ex professor do cursinho pré-vestibular e, alguns anos depois, do grupo de estudos da temível matemática. Foi, também, por causa dele que passei no vestibular! Não esquecendo que o curso era novo, tinha pouquíssimos candidatos por vaga, eu andava estudando muito e a média para passar em matemática era algo do tipo "não zerar a prova"! 

Bom, lá fui eu encarar a temida matéria com um dos professores mais dedicados que já conheci na vida! 

Só ele para entender as minhas caras feias para questões nas quais eu não fazia ideia de como resolver... Lembro dele dizendo, "Calma Rossana, tu não precisa disso!" Meu fichário era o mais limpo de todos! Para mim bastava acordar cedo, frequentar as aulas (de agosto a janeiro) e depois ir trabalhar no hospital! 

Tanta dedicação gerou uma enorme gratidão e, depois de 4 anos, escrevo o relato que sempre prometi e nunca cumpri! Também, depois de ver um vídeo desse, de ficar sabendo de uma história de vida dessa a única atitude que eu deveria ter era correr para o Blog e dizer que a minha vontade infinita de permanecer para a UFRGS tenderá a zero daqui há dois anos! Tristeza? Sim! Planos para o futuro? Vários! E isso inclui continuar na UFRGS? Talvez...


Quanto ao vestibular, passei na 6ª tentativa, em 4º lugar para o curso de Bacharelado em Saúde Coletiva que contava (em 2011) com 1,32 candidatos por vaga, acertei 7 questões em matemática e fiz mais de 800 pontos no ENEM.

Obrigada Gustavinho pela paciência, dedicação e por aguentar minhas caras feias!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

A Semana

Será que eu escolhi a melhor opção dentre tantas que já pensei, sonhei e planejei? Será que estou no caminho ou estou à margem dele? Será que sou quem realmente acho que sou?

Quem nunca questionou-se, quem nunca pensou em largar tudo e começar de novo, quem nunca pediu para o mundo parar porque queria descer e não brincar mais? Quem nunca...

Pois então, essa semana fecha com chave de ouro para várias reflexões acerca do que estou fazendo, pensando e querendo da vida, da academia e do campo profissional. Semana de muito trabalho, muita conversa, muito cansaço físico, mental e moral! Mas, extremamente pertinente os "n's" sentimentos vivenciados durante o decorrer da semana mais movimentada do semestre e, me atrevo a dizer, do ano! Semana que me descobri em uma nova área, semana de vários contatos, semana de novas rusgas, semana de apresentação de trabalho, semana de belezas naturais que mais pareciam quadros pintados em aquarela, semana de desigualdades sociais escancaradas, semana de velhas amizades se tornando novas parcerias, semana de encontros com pessoas maravilhosas, semana de se dar conta de que nenhum trabalho foi em vão, semana da vontade de chorar de felicidade, de tristeza, de arrependimentos e de surpresas! Enfim, semana movimentada essa... 

Muitos de vocês, que leem o Blog, devem estar curiosos para saber o que aconteceu na minha semana...

Fui para Fortaleza, capital do Ceará, na região Nordeste do Brasil, participar com a equipe da Rádio Web Saúde UFRGS, projeto do qual faço parte, da cobertura do 11º Congresso Internacional da Rede Unida que tinha como tema "Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS".

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Momento total desabafo...

O melhor da faculdade, da vida e do aprendizado em qualquer instância são os socos no estômago que levamos em ver que as nossas verdades não passam de puros pré-conceitos, egoísmo e individualismo! Hoje eu realmente aprendi o que significa a tão falada "alteridade" do 1º semestre! 

Obrigada professora Lisiane Boer Possa por me deixar com a pulga atrás da orelha, com raiva das minhas falsas verdades e com aquele questionamento de "o que estou fazendo aqui?" É ruim, mas é bom e é assim que se aprende...